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Vereadores: redes sociais ou panfletagem? Qual a melhor estratégia?

Atualizado: 30 de set.

Essa matéria demonstra que a combinação de redes sociais e panfletagem pode ser a chave para maximizar os resultados eleitorais. Adaptar as estratégias ao perfil do eleitorado local é essencial para uma campanha de sucesso.

 

A corrida eleitoral para vereador nas cidades brasileiras ganhou novos contornos com o avanço da tecnologia e a presença cada vez maior das redes sociais no dia a dia dos participantes. No entanto, as estratégias tradicionais de panfletagem e contato direto continuam sendo relevantes em muitas regiões. No cenário político de cidades menores, como Batatais, SP, surge uma questão central: quais dessas abordagens têm maior impacto?

 

O PODER DAS REDES SOCIAIS


Nos últimos anos, o Brasil se consolidou como um dos países com maior engajamento em redes sociais. Plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok passaram a ser ferramentas fundamentais para a política de comunicação. A campanha eleitoral migrou de eventos de rua e panfletagem para as telas de celulares.

 

VANTAGENS DAS REDES SOCIAIS

 

Numa eleição disputada, estar presente nas redes sociais pode ser crucial. Candidatos que dominam essas ferramentas influenciam debates, viralizam ideias e mobilizam sua base de apoio de maneira ágil. A capacidade de gerar conteúdos virais, como vídeos ou memes, pode ampliar a visibilidade do candidato.

 

O VALOR DA PANFLETAGEM

 

Apesar da ascensão digital, a panfletagem e o corpo a corpo não foram deixados de lado, especialmente em cidades do porte de Batatais. Aqui o eleitor valoriza o contato direto com o candidato ou seus apoiadores, criando uma sensação de proximidade e confiança.


A panfletagem possibilita o contato, a proximidade física: com os eleitores. Por isso, caminhadas em grupos pelos bairros parando em esquinas e procurando dialogar com a população, enquanto distribui os tradicionais “santinhos” é uma excelente estratégia. A visibilidade local do candidato na distribuição dos panfletos é fundamental.

 

O custo de produção e distribuição de material gráfico pode ser elevado e, muitas vezes, acaba no lixo sem ser lido. Além disso, em tempos de campanhas mais ecológicas, a produção excessiva de materiais impressos pode ser mal vista por parte do eleitor. Por isso, é aconselhável evitar excessos.

 

QUAL ESTRATÉGIA É MAIS EFICAZ?

 

A resposta para essa pergunta depende de diversos fatores. Cidades maiores, com uma população mais conectada, tendem a ver os melhores resultados em campanhas nas redes sociais. Já em cidades menores, como Batatais, o contato direto e a panfletagem ainda podem ser decisivos. É preciso achar um ponto de equilíbrio. Em um cenário em que a conectividade está em constante crescimento, os candidatos que se destacam são aqueles que integram o melhor dos dois mundos: a presença ativa nas redes sociais aliada à força do contato pessoal.


A eficiência de uma campanha bem articulada nas duas frentes pode garantir que o candidato alcance tanto o eleitor jovem, mais conectado, quanto o eleitor tradicional, que prefere a interação presencial. Aqui em Batatais, o desafio para os candidatos é partir para um trabalho massivo e intenso, pois é o momento em que a maioria dos eleitores tomará a decisão em quem votar.

 

 

 

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