Neste ano de 2024, de acordo com dados divulgados pela FIESP, a escassez de mão de obra na construção civil, elevou os salários dos profissionais da área e o crescimento do PIB no setor chegou perto de 4,5%. Em uma década o custo geral da mão de obra na construção civil no Brasil subiu 69%.
Com todo esse amento de custos na área, as expectativas são de desaceleração do crescimento em 2025, especialmente por falta de mão de obra. A formação de profissionais não tem acompanhado o crescimento. Mas, também o aumento dos juros feito pelo Banco Central, prejudica o setor da construção civil.
Neste ano, até novembro, os custos da construção civil ficaram acima da inflação, com o acumulado em 12 meses podendo atingir a marca de 6,08%.
Também o câmbio do dólar é uma das áreas que assombra, pois tal elevação pode impactar a inflação e forçar ainda mais os juros.
A MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Como essas previsões estão baseadas nas informações das entidades e seus especialistas, e, considerando que nos últimos anos eles mais erram do que acertam, vamos torcer para que isso ocorra de novo em relação a 2025.
_________________________________________________
FONTES:
FIESP - Federação da Indústria do Estado de São Paulo.
SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.
FGV - Fundação Getúlio Vargas.
CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Comments