A inauguração do Espaço Cultural do Legislativo de Batatais, ocorrida na noite de sexta-feira, cinco de julho deste 2024, foi evento recheado de memórias e emoções. Quem esteve lá, e teve no passado algum contato com a nossa FEBEM, certamente sentiu marejar os olhos acionados por insights guardados na memória de longo prazo.
Essa inauguração foi, sem dúvida, um marco significativo para a história e a cultura de Batatais. Com este novo local dedicado à preservação e promoção da história, cultura, artes e memória da cidade, servindo como ponto de encontro para a comunidade, certamente resultará em um interesse maior pela nossa história.
Memória em exposição: IAMB - Instituto Agrícola de Menores de Batatais, escolha para a exposição inaugural do Espaço Cultural do Legislativo, trouxe a lume parte da rica história dessa instituição que desempenhou um papel crucial na formação de muitos jovens oriundos de várias partes do Brasil, e que encontraram aqui em nossa cidade, um lar.
A exposição, cuidadosamente organizada, oferece uma visão detalhada sobre o impacto do Instituto na vida de seus internos e na comunidade local no auge daqueles anos em que o IAMB se tornou um modelo de acolhimento e educação de menores abandonados.
A cerimônia foi marcada por falas de caráter informativo, mas acima de tudo, emocionantes, dando a dimensão exata do que representou o IAMB, não apenas para nossa cidade, mas para o país como um todo. Todas as falas mostraram riqueza de conteúdo. A presidente da Câmara, Andresa Furini, por exemplo, ficou com a voz embargada ao relatar a forma como o IAMB mudou a vida de toda sua família, através de seu tio, Eliseu, que aprendeu o ofício de cabelereiro nas aulas ministradas na instituição, que eram abertas, também, para pessoas da comunidade batataense, além do internos.
Todas as falas, enalteceram a instituição, fazendo ressaltar a importância do seu dirigente humanista, senhor Hernani Albuquerque Parente (in memorian), que foi o homenageado da noite. Hernani esteve representado por alguns dos seus filhos e outros parentes que foram convidados e prestigiaram esse momento memorável.
Do ponto de vista histórico, social e ideológico do IAMB, a fala que causou maior impacto, foi da Sonia Maria Berbare Albuquerque Parente, uma das filhas do senhor Hernani, que é da curadoria do acervo. Sonia compartilhou detalhes sobre o processo de organização da exposição, enfatizando a importância da memória coletiva e do resgate histórico, mostrando como a preservação da história serve de parâmetro para o presente e cria expectativa para o futuro. Foi marcante a frase quando ela no lembrou que, “quando a realidade começa parecer ficção, é hora de resgatar a memória”.
Além de destacar o papel humanitário do IAMB naquele momento histórico, despertando memórias e emoções entre os presentes que viveram um pouco daquela história, Sônia conseguiu dar um toque pessoal e nostálgico à noite, conectando o passado ao presente de forma palpável, levando os presentes a refletir sobre o futuro almejado. A sua narrativa e o breve documentário apresentado em vídeo, foi uma aula sobre o impacto histórico do IAMB na vida de muitas pessoas e uma demonstração de que cuidar do ser deve ter primazia nos planejamentos humanos.
O testemunho de vida de ex internos do IAMB realça o valor dessa instituição que ajudou a moldar uma forma de valorizar a identidade de cada pessoa e a importância de manter viva essa memória através de espaços como o recém-inaugurado.
Um dos ex internos presente foi o artista plástico, Jorge Veiga, que tem um espaço para exposição de seu trabalho voltado para a memória do IAMB. Outro ex interno foi o Fernando Luis dos Reis de Natale, vice presidente da Associação dos Ex menores da FEBEM que esteve na composição da mesa, ao lado da presidente da Câmara, Andresa Furini, Adilson Donizeti da Silva Diretor de Cultura, e Sônia Maria Parente, Curadora do acervo.
Do ponto de vista humano, a inauguração do Espaço Cultural Legislativo foi recheado de emoções, assinalando o início de um novo capítulo na valorização da memória, da cultura e, de modo especial, da cidadania da população de Batatais. As demais falas da noite, foram do ex interno Adilson, da vereadora Anabela Pavão e da Marilda, que foi a primeira assistente social do IAMB.
Acreditamos que esse novo espaço será um ponto de referência para muitos que desejam conhecer e celebrar a rica história e memória da cidade. Um ponto de encontro para eventos como este da abertura e muitas rodas de conversas sobre os mais variados temas, além de exposições do acervo cultural da Câmara e de outras entidades locais. Vale registrar que há no Espaço Cultural, uma Sala de Leitura destinada aos escritores e escritoras batataenses, que poderão expor suas obras a fim de se tornarem mais conhecidos pelos visitantes.
DOCUMENTÁRIO:
IAMB - Instituto Agrícola de Menores de Batatais
Comments