Na noite de sexta-feira, dia 05 de julho, às 19h30, acontecerá a inauguração do Espaço Cultural Legislativo, um espaço dedicado à história, à cultura, às artes e à memória de Batatais. No local, já funciona, desde maio deste ano, o Anexo II da Câmara com arquivos de documentação. Como o local também foi pensado com o propósito de abrigar o Espaço Cultural, o mesmo vem sendo organizado pelos servidores que tem trabalhado internamente, incluindo a Assessoria de Imprensa e a equipe de Som e Imagem. O local contará com um espaço adequado para a produção de material audiovisual informativo e jornalístico.
Para melhor informar sobre o que será o Espaço Cultural Legislativo, conversamos com a Érica Cardeal, assessora de imprensa da Câmara Municipal. “A Câmara Municipal”, disse Érica, “possui um acervo riquíssimo com documentos, fotos, jornais e objetos que pertencem a momentos e pessoas importantes da história da cidade. O Espaço Cultural Legislativo abrigará todo este acervo, além de ser destinado a receber mostras, reuniões, oficinas, palestras, rodas de conversa, exposições culturais, artísticas e literárias. “A proposta é proporcionar uma Câmara cultural e interativa, mais próxima do povo batataense”, explicou ela.
Perguntamos à assessora, qual será o conteúdo dessa noite de abertura ao público, e ela disse que o espaço estará expondo o acervo “Memória em Exposição: IAMB - Instituto Agrícola de Menores de Batatais”. Érica explicou que o referido instituto foi “referência de atendimento agrícola, pedagógico e vocacional e atendeu centenas de crianças e adolescentes que lá recebiam moradia, alimentação, saúde e escola. Através do trabalho, os menores desenvolviam suas potencialidades, adquiriam ofícios, valores e responsabilidade, e assim se preparavam para a vida adulta, fora da instituição”. Para completar, na abertura também serão expostas as telas do artista e ex-interno, Jorge Veiga, que retratam o dia a dia dos menores no instituto.
SALA DE LEITURA
O local terá, também, uma Sala de Leitura destinada aos escritores e escritoras batataenses, que poderão deixar suas obras expostas e acessíveis aos visitantes do Espaço Cultural Legislativo. “Esta é uma forma de valorizar escritores e escritoras e incentivar que a população os conheça”, disse Érica. Vale destacar que os livros não serão vendidos nem emprestados. Ficarão expostos para apreciação e leitura dentro do espaço.
Perguntamos à assessora qual o número de escritores em nossa cidade e ela disse que, até aquele momento da entrevista, já haviam conseguido contato com quatorze escritores e escritoras naturais de Batatais. “Alguns nomes foram indicados pela professora e pesquisadora Alessandra Baltazar e outros tem nos procurado de forma espontânea, motivados por uma publicação feita em nossas redes socias onde convidamos escritores e escritoras de Batatais a exporem suas obras”, concluiu Érica.
O Espaço Cultural Legislativo no Anexo II da Câmara, localizado na Praça Washington Luís, 65 no Centro da cidade é uma extensão importante da Câmara, sob a responsabilidade da Mesa Diretora.
Comments