top of page
jornaldeapoioedito

Idosos celebram seu dia na Praça da Matriz

Secretarias de Saúde e Assistência Social e Fundo Social celebraram o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa na Praça da Matriz.

A praça Cônego Joaquim Alves - a praça do Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde - foi palco de uma confraternização em homenagem ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa no último dia 1º de outubro. A celebração faz parte do calendário da Semana da Longevidade, proposta pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, e são organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, pela SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) e pelo Fundo Social de Solidariedade.

 

O evento contou com diversas atividades, incluindo uma apresentação do Coral do CASI (Centro de Atenção à Saúde do Idoso) e uma aula de Liang Gong, promovida por professores de educação física do município. A programação também contou com um show com a cantora batataense Sandra Frascá, destaque do programa The Voice da Rede Globo, e o músico e professor Amilton dos Santos, encerrando a festa em grande estilo.


O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger e cuidar da população idosa. No Brasil, o dia 1º de outubro também marca a entrada em vigor do Estatuto do Idoso, aprovado em 2003.

 

As comemorações são fundamentais para reconhecer a importância dos idosos na sociedade, promovendo inclusão e valorização de suas experiências.

 

MÊS DO IDOSO SEGUE COM PROGRAMAÇÃO INTENSA

 

A comemoração realizada na Praça da Matriz abriu a programação do mês de outubro, que conta com uma série de atividades.

 

O Projeto Renascer, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade, e o CCI (Centro de Convivência do Idoso) têm em sua programação atividades de atletismo, Festival do Vôlei adaptado, caminhada ecológica, mini-curso de “Automassagem para a saúde”, oficina de dança “Ritmos da memória: dançando o passado”, Festa da melhor idade com música “É Primavera” e, ainda, uma palestra com o tema “Bem-estar emocional na melhor idade”.

O CASI oferecerá aos seus usuários oficinas terapêuticas, nos dias 2 e 3 de outubro, além de um passeio externo especial no dia 17.

 

Também compõe o calendário de ações em referência ao mês da pessoa idosa, uma programação promovida pela APAE Batatais.

 

A entidade informa que a equipe do Centro Dia do Idoso vai proporcionar aos usuários uma semana repleta de atividades externas de lazer e socialização, trazendo inúmeros benefícios para a saúde física, mental e emocional, como: bem-estar emocional, fortalecimento dos laços sociais, redução do estresse e da ansiedade, favorecendo ainda a autonomia e independência.

 

01 de outubro, terça-feira: “Café com música” na Praça das Nascentes.  Profissional: Jacy e equipe Centro Dia.


02 de outubro, quarta-feira de manhã e tarde: “Oficina Culinária” no Centro Dia. Profissional: Luana e equipe Centro Dia.


03 de outubro, quinta-feira manhã e tarde: “Açaí Mix”. Profissional: equipe Centro Dia.


04 de outubro, sexta-feira manhã e tarde: “Café na Vó Terezinha”. Profissional: equipe Centro Dia.


07 de outubro, segunda-feira à tarde: “Café intergeracional e Apresentação do Projeto Guri” na Unidade de Vivências Ambientais. Profissional: equipe Centro Dia

 

Comments


bottom of page