top of page
jornaldeapoioedito

Donald Trump, o governo do epílogo do fim do Império

A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos traz consigo uma série de desafios e incertezas para o país e o mundo. Com sua política nacionalista e ultra conservadora, Trump vai fortalecer a extrema-direita não apenas nos EUA, mas também na América Latina e Europa.

 

Como promessa de campanha, ele fará imposição de tarifas sobre produtos importados, uma das principais marcas do seu primeiro governo, e isso trará consequências negativas para a economia global, levando a uma redução do comércio internacional e um aumento do protecionismo.

 

A política de externa direita de Trump certamente será marcada por um maior isolamento dos EUA em relação ao resto do mundo. Sua postura em relação à OTAN, à União Europeia e à Organização Mundial do Comércio (OMC) pode levar a uma redução da influência dos EUA no cenário internacional.

 

Não há a menor dúvida de que a volta de Trump trará consequências graves para os EUA e o mundo, através do fortalecimento da extrema-direita que propiciará aceleração a movimentos extremistas dentro e fora dos EUA.

 

Não há a menor dúvida de que a política de Trump levará a uma instabilidade econômica global, com consequências negativas para os mercados financeiros especulativos e a economia real. O que a maioria dos especialistas concluem, é que haverá redução da influência e liderança estadunidense em todas as áreas, acelerando a ascensão da China.


A volta de Donald Trump à presidência dos EUA marcará uma guinada do mundo para a Direita e o empoderamento ainda maior das empresas transnacionais que atual acima do controle dos governantes.

 

Com maioria na Câmara, no Senado, na Suprema Corte e no voto popular, Donald Trump terá um governo como nunca houve no país. O bipartidarismo dominante, com uma alternância no governo entre Democratas e Republicanos, que nada muda em relação aos que exercem o poder e o controle real no país, fará com que os EUA se transforme no experimento final para o estabelecimento da governança mundial dos últimos dias de acordo com a escatologia. Do meu ponto de vista, o governo Trump será o epílogo do fim do Império, para o estabelecimento da dominação final supra nacional.

Kommentare


bottom of page