top of page
jornaldeapoioedito

Batatais poderá ter prefeito eleito por WO em 2024

Atualizado: 27 de jul.

Batatais, com reconhecida tradição política, tendo contribuído com personagens que figuraram na política estadual e nacional, inclusive na presidência da República, com Washington Luis, que iniciou sua vida política em nossa cidade, está prestes a ter uma campanha eleitoral sui generis, com candidatura única para o Executivo.

Está em andamento, desde o dia 20 de julho, até 05 de agosto, a realização das convenções partidárias e registros de candidaturas, marcando oficialmente o início das pré-candidaturas para as eleições municipais de 2024. Em cenário inusitado, Batatais se prepara para uma eleição com apenas um candidato ao cargo de prefeito, fato sem precedente em nossa história política.

 

A coligação que busca a reeleição do atual prefeito Juninho Gaspar e seu vice, Dr. Ricardinho, é uma das maiores de todos os tempos. A aliança, formada por diversos partidos, expressou seu apoio ao atual governo, destacando as conquistas da gestão e os planos para o próximo mandato. Os participantes acreditam que a continuidade administrativa fará bem para o desenvolvimento de Batatais e, por essa razão, justificam a decisão.

 

Com essa mega coligação em andamento, aconteceu a inédita possibilidade de termos em Batatais uma vitória por WO para o comando do Executivo nos próximos quatro anos. Os dois partidos que não aderiram à coligação ficaram sem forças para a disputa, mesmo que em ambos, estejam filiados figuras que já governaram a cidade, como José Luis Romagnoli (PSB), prefeito por quatro mandatos e Fernando Ferreira (PSOL), que governou Batatais por um mandato, pelo PT.

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) tomou a decisão de não lançar um candidato próprio para a prefeitura, e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que ainda realizará sua convenção, também poderá decidir não participar com chapa na eleição majoritária, limitando-se a disputar cadeiras na Câmara Municipal.

 

Esse possível cenário inédito, certamente terá grande repercussão não apenas na cidade, mas em toda a região, colocando Juninho Gaspar em uma posição de virtual vencedor, podendo ser reeleito sem oposição direta. A pergunta que muitos farão é óbvia: Tal situação reflete a aprovação imbatível da gestão atual ou a falta de liderança e articulação entre os partidos de oposição?

 

Como o PSOL ainda não realizou sua Convenção, as expectativas são de que seus líderes aproveitem desse momento único para lançar um candidato e fortalecer-se como única força de esquerda no município. Dificilmente um candidato do PSOL venceria a eleição, mas não resta dúvida de que seria uma tremenda oportunidade para crescer, e se fortalecer, conquistando os votos da esquerda mais ideológica e dos descontentes com essa mega coligação das forças políticas.

 

COLIGAÇÃO TODOS POR BATATAIS

A Coligação, encabeçada pelo PP, com Juninho Gaspar e Dr. Ricardinho para prefeito e vice, engloba 13 partidos, sendo duas federações. A primeira federação é formada por PT, PCdoB e PV e, a segunda, por PSDB e Cidadania. Os demais partidos são: Republicanos, MDB, PL, PSD, Avante, União Brasil e PRD.

 

Na Coligação, com exceção do União Brasil que terá apenas 13 candidatos a vereador, e o PRD, que não terá candidatos ao Legislativo, todos os demais lançarão chapa completa com 16 candidatos.

 

CONVENÇÃO DO PSB

O PSB realizou sua Convenção na noite de terça-feira, 23, na Câmara Municipal, com início às 19 horas. O partido que agora tem como seus principais filiados em Batatais, o ex-prefeito José Luis Romagnoli e a vereadora e atual presidente da Câmara, Andresa Furini, não terá candidatura majoritária, mas apresentou os 16 pré candidatos a vereador.

 

O destaque da Convenção do PSB, além de ter casa cheia e uma decoração digna do evento, foi ter apresentado a relação completa dos pré-candidatos ao Legislativo com cinco mulheres entre os 16 concorrentes. A exigência legal é para que cada partido tenha, pelo menos, 30% das candidaturas femininas. O partido terá 31,25%, com cinco candidatas.

 

CONVENÇÃO DO PSOL

Quanto ao PSOL, marcou a sua convenção para o próximo domingo, 28 de julho, às 10 horas, na sede do partido, na Rua Monsenhor Alves, 183, centro. Em contato com lideranças da legenda, ficamos sabendo que há pré candidatos para preencher todas as vagas para concorrer à Câmara.

 

Sobre as candidaturas majoritárias para prefeito e vice, a informação é que há real possibilidade, pois há interessados. A decisão, porém, só será tomada na Convenção que analisará todas as possibilidades, inclusive a da candidatura única do Juninho.

 

É importante frisar que, além do ex-prefeito Fernando Ferreira, o PSOL abriga outras figuras importantes da esquerda local, como os ex- vereadores Émerson Caetano e Professor Garcia, e a suplente de vereadora, Gabriela Arantes, entre outras figuras de destaque.

 

A nossa população, tradicionalmente engajada nas eleições, aguarda com interesse os desdobramentos dessa situação atípica.

 

 

Kommentare


bottom of page